RETROSPECTIVA DA PARTE DA OBRA DE ROBERTO ROSSELLINI, QUE FOI RECENTEMENTE DIGITALIZADA
LA FORZA E LA RAGIONE (A FORÇA E A RAZÂO)
Esta entrevista foi feita no início do único mandato de Salvador Allende, que foi brutalmente interrompido pelo golpe de estado fascista de Pinochet, preparado, financiado e comandado pela CIA, em que o Presidente Allende foi assassinado e a que se seguiu uma violenta repressão com muitos mihares de assassinados e desaparecidos, numa paradigmática acção de um governo de direita assim que assume pela força o poder. É um exemplo típico da "democracia made in USA". Foi em 1973.
A entrevista de Rossellini, um cineasta de filiação católica embora progressista, a um presidente marxista, Salvador Allende, é muito clara no entanto devido às respostas do entrevistado, quanto às razões do golpe executado pelos fascistas: interromper a nacionalização das riquezas do Chile, como as minas de cobre, que estavam nas mãos do grande capital estrangeiro, principalmente norte-americano. Em suma o governo da Unidade Popular estava a pôr em causa os grandes interesses económicos estrangeiros e da grande burguesia chilena.
Para que não se esqueça aqui ficam os nomes de alguns responsáveis por este crime contra a Humanidade, que foi o golpe sangrento no Chile, em que Allende, o Presidente eleito pelo povo, foi assassinado: Nixon (presidente), Kissinger (na secretaria de estado para a política externa), Carlucci (CIA)... (pelo menos estes dois últimos, amigos de Mário Soares...)
Não nos esqueçamos que aquele que é um dos maiores Poetas da Literatura Universal, Prémio Nobel, Pablo Neruda, faleceu em circunstâncias nunca totalmente esclarecidas alguns dias depois de Pinochet ter tomado pela violência o poder, avolumando-se até hoje as suspeitas de que, já doente, lhe terem apressado o fim, para chorarem depois lágrimas de crocodilo pelo desaparecimento de uma das maiores figuras da história e cultura, chilenas e universais.
Só uma nota mais para falar de um caso raríssimo nos tempos que correm:
No final da sessão a que assisti houve quem rompesse com a habitual reserva da sala escura e aplaudisse o filme, no que foi acompanhado por outros espectadores!
Sem comentários:
Enviar um comentário