Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 18 de maio de 2015

LA FORZA E LA RAGIONE (A FORÇA E A RAZÂO)




RETROSPECTIVA DA PARTE DA OBRA DE ROBERTO ROSSELLINI, QUE FOI RECENTEMENTE DIGITALIZADA

LA FORZA E LA RAGIONE (A FORÇA E A RAZÂO)


ENTREVISTA A SALVADOR ALLENDE, FILMADA POR EMIDIO GREGO

Esta entrevista foi feita no início do único mandato de Salvador Allende, que foi brutalmente interrompido pelo golpe de estado fascista de Pinochet, preparado, financiado e comandado pela CIA, em que o Presidente Allende foi assassinado e a que se seguiu uma violenta repressão com muitos mihares de assassinados e desaparecidos, numa paradigmática acção de um governo de direita assim que assume pela força o poder. É um exemplo típico da "democracia made in USA". Foi em 1973.




A entrevista de Rossellini, um cineasta de filiação católica embora progressista, a um presidente marxista, Salvador Allende, é muito clara no entanto devido às respostas do entrevistado, quanto às razões do golpe executado pelos fascistas: interromper a nacionalização das riquezas do Chile, como as minas de cobre, que estavam nas mãos do grande capital estrangeiro, principalmente norte-americano. Em suma o governo da Unidade Popular estava a pôr em causa os grandes interesses económicos estrangeiros e da grande burguesia chilena.

Para que não se esqueça aqui ficam os nomes de alguns responsáveis por este crime contra a Humanidade, que foi o golpe sangrento no Chile, em que Allende, o Presidente eleito pelo povo, foi assassinado: Nixon (presidente), Kissinger (na secretaria de estado para a política externa), Carlucci (CIA)... (pelo menos estes dois últimos, amigos de Mário Soares...)

Não nos esqueçamos que aquele que é um dos maiores Poetas da Literatura Universal, Prémio Nobel, Pablo Neruda, faleceu em circunstâncias nunca totalmente esclarecidas alguns dias depois de Pinochet ter tomado pela violência o poder, avolumando-se até hoje as suspeitas de que, já doente, lhe terem apressado o fim, para chorarem depois lágrimas de crocodilo pelo desaparecimento de uma das maiores figuras da história e cultura, chilenas e universais. 

Só uma nota mais para falar de um caso raríssimo nos tempos que correm:

No final da sessão a que assisti houve quem rompesse com a habitual reserva da sala escura e aplaudisse o filme, no que foi acompanhado por outros espectadores!

Sem comentários:

Enviar um comentário