Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

STROMBOLI e VIAGEM A ITÁLIA (I)

PEQUENA NOTA CINÉFILA

Sobre o ciclo Rossellini, principalmente sobre os seus filmes restaurados digitalmente. Falta-me referir duas das obras revistas ultimamente.  São STROMBOLI (1950), filmado entre a comunidade piscatória que vive na base do vulcão e onde se destaca a famosa sequência da pesca do atum e VIAGGIO IN ITALIA (Viagem em Itália) (1954). Não sendo o melhor que fez, valem, em minha opinião um comentário, que farei em breve.


Ambas sob o signo de um vulcão, Stromboli ou Vesúvio. Ambas com a bela e grande actriz Ingrid Bergman, que foi companheira de Rossellini durante alguns anos (na altura destas obras). Relação que os fundamentalistas católicos consideraram escandalosa... atacando por isso o cineasta.

Entretanto Guido Aristarco, um dos mais famosos intelectuais que se debruçaram sobre a Sétima Arte, director da célebre revista CINEMA NUOVO, a propósito do Neo-Realismo, escreveu: «Una epifanía cristiana en el caso de Rossellini y una epifanía marxista en el caso de Visconti».






Sem comentários:

Enviar um comentário