PEQUENA NOTA CINÉFILA
Sobre o ciclo Rossellini, principalmente sobre os seus filmes restaurados digitalmente. Falta-me referir duas das obras revistas ultimamente. São STROMBOLI (1950), filmado entre a comunidade piscatória que vive na base do vulcão e onde se destaca a famosa sequência da pesca do atum e VIAGGIO IN ITALIA (Viagem em Itália) (1954). Não sendo o melhor que fez, valem, em minha opinião um comentário, que farei em breve.
Ambas sob o signo de um vulcão,
Stromboli ou Vesúvio. Ambas com a bela e grande actriz Ingrid Bergman, que foi
companheira de Rossellini durante alguns anos (na altura destas obras). Relação
que os fundamentalistas católicos consideraram escandalosa... atacando por isso
o cineasta.
Entretanto Guido Aristarco, um dos mais
famosos intelectuais que se debruçaram sobre a Sétima Arte, director da célebre
revista CINEMA NUOVO, a propósito do Neo-Realismo, escreveu: «Una epifanía
cristiana en el caso de Rossellini y una epifanía marxista en el caso de
Visconti».
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