Cultura!

Cultura!

OBJECTIVOS

Estes textos são uma mera justificação de gosto, dirigida em primeiro lugar aos amigos, e não são crítica de cinema, muito menos de teatro ou arte em geral... Nos últimos tempos são maioritariamente meros comentários que fiz, publicados principalmente no facebook ou no correio electrónico, sempre a pensar em primeiro lugar nos amigos que eventualmente os leiam.
Gostaria muito de re-escrever os textos, aprofundando as opiniões, mas o tempo vai-me faltando...
As minhas estrelas (de 1 a 5), quando as houver, apenas representam o meu gosto em relação à obra em causa, e nunca uma apreciação global da sua qualidade, para a qual não me sinto com competência, além da subjectividade inerente. Gostaria de ver tudo o que vale a pena, mas também não tenho tempo...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

LEITURAS







Duas obras primas do romance policial, que convém serem lidas por ordem: "O Rosto de Um Estranho" e "Um Luto Perigoso". Escritas pela escritora londrina Anne Perry (28-Out-1938). Mais que o mistério e suspense, que em geral só se deslindam  nas últimas páginas, é o terrível retrato de uma sociedade baseada no preconceito e na desigualdade, a sociedade vitoriana da segunda metade do século XIX, que a escritora descreve magistralmente,  e nos prende irresistivelmente.
Estas duas obras fazem parte da série do inspector William Monk, acompanhado da enfermeira Hester Latterly. Uma outra série célebre da escritora, aliás adaptada com grande sucesso à TV britânica  é a do inspector Thomas Pitt e da sua esposa Charlotte.
Sem favor coloco Anne Perry ao lado dos meus escritores preferidos, no género policial - Chandler, Hammett, Highsmith, Rendell, P.D.James, McCoy, MacDonald (Ross), Himes, Goodis ou Simenon (e mais alguns...).



Sem comentários:

Enviar um comentário